Dendroboard banner

Socorro! Todos os meus sapos morreram. Socorro!

9.7K views 37 replies 14 participants last post by  Kmc  
#1 ·
Fui verificar meus filhotes de rã de 4 meses (3) em seu pequeno recipiente de crescimento de 128oz e todos estavam mortos. Eu os criei a partir de girinos que consegui em dezembro. Esta é a minha primeira vez tendo rãs e não sei o que aconteceu. Eu os alimentei ontem e todos estavam ótimos (ativos, comendo, sem agressão). Quando os verifiquei hoje, todos estavam liquefeitos e eram bolas pretas de rã morta. Eu os alimento com moscas de fruta polvilhadas com repashy calcium+ e eles estão em um recipiente de plástico de 128 oz com musgo esfagno, folhas, aparas de pothos e uma cabana de coco. Eles foram ótimos até agora. Ajuda! Algum conselho ou ideias? Eles são dendrobates tinctorius "Cobalt Blue" e eu os consegui de @joshsfrogs.

#4 ·
Eu não tenho fotos porque joguei fora. A ventilação era boa porque eles estavam prosperando há 4 meses e é o que foi recomendado pela Joshs Frogs.
Sem fotos, será difícil para qualquer pessoa diagnosticar qual pode ter sido o problema.

Eu direi que o recipiente parece extremamente pequeno para 3 girinos. Equivale a 3,6L se minha matemática estiver correta. Eu mantenho girinos Ranitomeya individuais em recipientes maiores do que isso. Eu não acho que seja o que os fez morrer, mas quem sabe.

#7 ·
Em 24 horas, eles passaram de rãs vivas para borbulhas pretas liquefeitas?

De cabeça, aquele pequeno recipiente deve ter estado muito molhado e muito sujo para que isso acontecesse.
Correto. Não estava excessivamente úmido. Se alguma coisa, estava um pouco seco demais. O recipiente pode ter sido um pouco pequeno, mas não houve agressão e eles viviam nele há 3-4 meses.

#12 ·
Acho altamente improvável que eles tenham passado de pular e comer para uma gosma líquida em 24 horas.
A única chance de que isso pudesse acontecer é se você tivesse criado um ambiente anaeróbico. O que só poderia acontecer se não houvesse ventilação e apenas uma quantidade profana de cocô de sapo espalhado em um substrato muito molhado. Mesmo assim, acho improvável que eles tenham se transformado em gosma em 24 horas.

#14 ·
Como mencionado, esse é um recipiente muito pequeno, mesmo para um único girino (eu também tentei esse tamanho). Três tincs de 4 meses (bem, se você os teve por quatro meses, isso os coloca com mais de meio ano de idade, no mínimo) devem estar em algo em torno de dez galões, com boa ventilação, na minha opinião.

#18 ·
Eu interpretei mal a idade; perdi a parte sobre a criação a partir de girinos. No entanto, isso não afeta minhas suspeitas, a menos que mais evidências sobre ventilação estejam disponíveis - você não a descreveu em absoluto. Estamos operando a partir do link que você forneceu, que mostra um copo de deli não perfurado, pelo que posso ver.

CO2 pode matar em poucos minutos. Concentrações subletais nem sempre são detectáveis ​​pelo comportamento, certamente não em animais ectotérmicos. Um animal sempre morre rapidamente: primeiro está vivo, depois está morto.

A parte 'sem dicas' é o motivo pelo qual muitos de nós somos policiais tão irritantes sobre pequenas coisas como ventilação (e temperaturas, e suplementos, e proporções sexuais adequadas, e assim por diante). Os animais não tendem a dar dicas antes de morrer - eles são muito bons em esconder seu sofrimento e, em qualquer caso, não têm de forma confiável o tipo de respostas simples de interpretar que as pessoas e alguns animais domésticos têm.

Mais informações certamente ajudariam as pessoas a dar sugestões sobre o que aconteceu.

#20 ·
Estou me perguntando se um pico de fatores externos agudos combinados causou uma morte mecânica em seus girinos.

Cloro/cloramina em contato com esfagno em um recipiente de plástico pequeno e mal ventilado, juntamente com ar estagnado. A cloramina prejudica a capacidade dos glóbulos vermelhos de transportar oxigênio.

Não sei como abordar isso. Eu alojei girinos de forma diferente, com muito mais ventilação aberta e com tanto sucesso que me deram girinos para criar até Sub Ad.

Mas ninguém realmente vai estudar isso, infelizmente. A melhor coisa é investigar todos os aspectos relevantes.

#22 ·
Ar estático, acúmulo orgânico, muito provavelmente um excesso de CO2 e um pequeno recipiente que pode aquecer incrivelmente rápido quando exposto à luz forte. A decomposição nesse tipo de ambiente pode transformar os sapos em gosma líquida em 24 horas, facilmente.
A questão da temperatura, no entanto, é importante.
Onde você colocou o recipiente? E quais foram as temperaturas em sua casa durante esse tempo?

#32 ·
Ar estático, acúmulo orgânico, muito provavelmente um excesso de co2 e um pequeno recipiente que pode aquecer incrivelmente rápido quando exposto à luz forte.
A decomposição nesse tipo de ambiente pode transformar os sapos em gosma líquida em 24 horas, facilmente.
A questão da temperatura, no entanto, é importante.

Onde você colocou o recipiente? E quais foram as temperaturas em sua casa durante esse tempo?
Eu acho que perdemos as evidências necessárias que nos permitiriam dizer com certeza o que aconteceu... mas eu concordo que o superaquecimento parece provável.

#24 ·
Acho que sabemos o que aconteceu aqui. Sob a instrução de Josh, ele manteve seus sapos em um copo de deli grande demais, com pouca ou nenhuma ventilação e, muito provavelmente, sem colêmbolos. O esfagno tinha que estar supersaturado e cheio de fezes de 2 a 3 meses. Muito provavelmente, eles morreram por causa do acúmulo de CO2 ou metano. De qualquer forma, eles provavelmente asfixiaram. Embora nessas condições, nunca pudéssemos descartar algum tipo de infecção bacteriana.

Espero que o OP não desanime. Pesquise os tópicos aqui (especialmente os tópicos fixados na seção para iniciantes), prepare um recinto adequado e tente novamente.

#25 ·
Eu acho que sabemos o que aconteceu aqui. Sob a instrução de Josh, ele manteve seus sapos em um copo de deli superdimensionado com pouca ou nenhuma ventilação [...]
Eu vi o vídeo em que Josh's Frogs recomenda criar girinos nesses recipientes.

Eu vejo a lógica por trás de começar um girino minúsculo em algo desse tamanho, mas os problemas óbvios são ventilação e duração - esses recipientes são totalmente inadequados para qualquer coisa, exceto uso extremamente curto e transitório. Pessoalmente, acho que eles são quase inúteis, pois os contras superam os prós.

Muitas fontes da Internet promovem informações desatualizadas (ventilação inadequada, muita umidade, a promoção onipresente e inútil de musgo esfagno) ou informações incompletas - por exemplo, duração.

Fontes da Internet que ganharam muita tração devido ao volume no caso de alguns fornecedores, público inexperiente, etc. são o problema perene. Novos criadores não têm uma maneira óbvia de verificá-los.

Há coisas que um criador experiente intuitivamente ou de outra forma pegaria que alguém novo não pegará. Em que ponto você para de culpar o conselho e coloca alguma responsabilidade no novo criador por fazer a devida diligência em analisar todas as informações disponíveis? Eu realmente não sei, é uma pergunta um pouco complicada.

#28 ·
Não há necessidade de deixar os sapos em pequenos recipientes de crescimento que ficam sujos.

Há uma técnica muito simples para transferir os sapos para habitações idênticas e frescas.

Percebo que eles são rápidos, mas também há maneiras de trabalhar com isso. Como cuidadores, precisamos de habilidades. A única maneira de desenvolvê-las é ultrapassar a linha de conforto.

#29 ·
Usei o recipiente de 128oz algumas vezes, mas como muitos já disseram, foi por um curto período de tempo e porque meu tanque de crescimento de 10 galões já tinha girinos maiores e eu não queria que os novos morfos lutassem por comida. Assim que eles alcançam o tamanho, eles são movidos para os 10 galões. Recentemente, tive dois girinos tinc nele por um mês e em tão pouco tempo pode ficar bastante sujo.

#30 ·
Eu usei o recipiente de 128oz algumas vezes, mas como muitos já disseram, foi por um curto período de tempo e porque meu viveiro de 10 galões já tinha girinos maiores e eu não queria que os novos morphs lutassem por comida. Assim que eles alcançam o tamanho, eles são movidos para os 10 galões. Recentemente, tive dois girinos tinc nele por um mês e em tão pouco tempo pode ficar bastante sujo.
As caixas Sterlite são muito mais fáceis de colocar e tirar e de adicionar ventilação. Além disso, quando você considera o frete, aposto que você não está pagando muito mais.

Edição: Sim. Josh cobra $5 por essas coisas, então estou dobrando a aposta nisso.

#34 ·
Uma entrada de ar fresco e humidade naquele recipiente fechado com substrato velho também pode desencadear a compostagem. Então, o calor e a liberação de CO2 seriam os culpados, como em muitos dos outros cenários. A compostagem pode atingir 160° F muito rapidamente, ainda mais rápido se ficar repentinamente anaeróbica (privada de O2). Não desista e aprenda a não levar os vídeos de Josh muito a sério.

#36 ·
Gases residuais, sulfetos, co2, amônia. Eu não acho que novos pulmões pequenos devam respirar. E eu acho que uma dinâmica de compostagem poderia ocorrer.

Não precisa ser assim. As postagens acima por vídeo têm um ponto muito bom.

#37 · (Edited)
O que me pega é o quanto os humanos não estão cientes da consciência que um sujeito tem dos limites de um recipiente. E de todos os elementos internos que ele contém, com os quais entra em contato e experimenta.

Tamanho não importa. A amplitude do 'transporte' de até mesmo pequenos indivíduos importa mais do que o tamanho.

Ar estagnado importa. É mais prejudicial florescer do que as leituras de "umidade relativa". Elas são quase inúteis.

Umidade de contato, na medida certa. Não há necessidade de restringir a troca.

Eu sei que há uma diferença no resultado.

Eu editei isso. O comentário sobre a locomotiva estava obscuro e eca.